Líder na produção de pescados, Paraná prevê crescimento de 20%.

Notícias

Líder na produção de pescados, Paraná prevê crescimento de 20%.

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, Estado projeta atingir 170 mil toneladas neste ano


Estadual


 Líder na produção nacional de pescados em cativeiros, Paraná projeta crescimento da ordem de 20% na atividade em 2019. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a expectativa é atingir a marca de 170 mil toneladas de carne de peixe. O incremento vem sendo alavancado pela tilápia, que representa 80% do volume total do Estado. 

 O analista de piscicultura do Deral, Edmar Gervásio, aponta que esta previsão otimista se baseia principalmente no incentivo ao consumo de peixe e também à entrada de novas indústrias no segmento, aumentando a oferta e visibilidade do produto para o consumidor.

 De acordo com Edmar, com uma maior oferta de proteína natural de peixes e um cenário otimista, os preços ao consumidor final podem ficar estáveis e até apresentar um viés de redução, principalmente pelo aumento da competição na gôndola do supermercado.

 O consumo de peixe no Brasil gira em torno de 10 kg per capita/ano, valor abaixo do que a FAO preconiza como ideal, de 12 kg/ano. Em 2018, o Deral estima que o Paraná tenha alcançado 140 mil toneladas de pescados produzidas. O levantamento consolidado das informações deve ser divulgado em junho. Se confirmada a expectativa, será um crescimento de aproximadamente 15% em relação a 2017, quando foram contabilizadas 122 mil toneladas.


04/04/2019
07:43
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp