Governo desenvolve estudos sobre Projeto Experimental de Eletromobilidade.

Notícias

Governo desenvolve estudos sobre Projeto Experimental de Eletromobilidade.

Projeto foi tema de reunião entre técnicos do Paranacidade, Copel, Sanepar e Fundação Araucária.


Tecnologia


 A determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior de transformar o Paraná em um Estado inovador e sustentável foi predominante em reunião realizada entre técnicos do Serviço Social Autônomo Paranacidade, órgão ligado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano, e de outras instituições, como a Copel, Sanepar e Fundação Araucária. Foram discutidas formas para viabilizar o Plano de Estudos de um Projeto Experimental de Eletromobilidade a ser implantado em um dos municípios paranaenses. A solução, a ser desenvolvida de acordo com a realidade paranaense, terá como base programas já em operação em Portugal e na Alemanha.

 Este foi o segundo encontro para debater o tema. Na primeira oportunidade, técnicos portugueses do Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA) apresentaram soluções já adotadas.

 Há uma rede de postos de abastecimento que permite, por exemplo, fazer uma viagem em carro elétrico de Norte ao Sul do País, em distância comparável à de Curitiba a Foz do Iguaçu, explicou Geraldo Luiz Farias, articulador no Paranacidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas - ONU/Agenda 2030. Outro exemplo vem da Companhia de Saneamento Portuguesa, que opera com 200 automóveis elétricos.

 Sobre a realização de parcerias, Geraldo lembra a necessidade de o Governo estabelecer políticas públicas que as viabilizem, o que inclui o uso de veículos elétricos nas frotas municipais, estaduais ou de empresas públicas; a normalização do segmento; a regulamentação como atividade comercial; além da definição de normas legais e de investimentos necessários à implantação de uma Rede de Eletropostos e ao uso da Eletromobilidade.


28/03/2019
08:33
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp