Tecpar lidera debate sobre governança em cidades digitais.

Notícias

Tecpar lidera debate sobre governança em cidades digitais.

No maior evento internacional sobre cidades inteligentes do mundo, em Curitiba, cerca de 900 pessoas acompanharam a sessão


Tecnologia


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) liderou o debate sobre governança em sociedades digitais, segundo e último dia de programação do Smart City Expo Curitiba 2019, maior evento internacional sobre cidades inteligentes do mundo.

Cerca de 900 pessoas acompanharam a sessão dirigida pelo diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota, com o tema “Transições e interrupções na gestão da cidade em uma sociedade digital”, que contou com a participação de profissionais que atuam em diferentes áreas relacionadas à implantação e desenvolvimento de cidades inteligentes.

De acordo com o Cammarota, o Tecpar, como indutor do desenvolvimento e da inovação no Paraná, tem a responsabilidade de fomentar a transformação tecnológica nas cidades e contribuir para a implantação das smart cities, dentro de sua área de atuação.

O debate abordou como a transformação digital pode ser um direcionador de mudança para projetar e construir governos locais mais eficientes e serviços públicos mais responsivos. Entre os temas estão laboratórios públicos, laboratórios vivos, tecnologia cívica, estratégias das cidades inteligentes, big data, gerenciamento e análise de dados, cidade em tempo real, governo aberto, governança inteligente e governança metropolitana.

Segundo Fábio Luiz Conte, consultor sênior da iCities, organizadora do Smart City, sete aspectos devem estar inseridos nos projetos de cidades inteligentes: social, institucional, ambiental, cultural, tecnológico, econômico e urbano.

Para o diretor-presidente do Tecpar, a integração dos diferentes aspectos que envolvem a implantação de cidades inteligentes é o principal desafio para a tomada de decisões.


27/03/2019
08:09
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp