Doenças pulmonares podem se agravar no outono.

Notícias

Doenças pulmonares podem se agravar no outono.

Outra característica dessa época do ano é a redução das chuvas em grande parte do País que pode propiciar um acumulo de poluentes no ar.


Saúde


O outono se iniciou no dia 20 de março. Gradativamente, as altas temperaturas do verão brasileiro foram deixando de fazer parte da rotina abrindo espaço para dias mais amenos do inverno, que se inicia em junho. Porém, essa estação de transição – como é conhecido o outono, e que vale também para a primavera – apresenta oscilações de temperatura bruscas que podem variar entre 12°C a 28°C, o que prejudica a saúde, principalmente quando se fala das doenças pulmonares.

Outra característica dessa época do ano é a redução das chuvas em grande parte do País, conforme indica o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPA. Essa redução pode propiciar um acumulo de poluentes no ar, o que é uma notícia ruim para quem tem asma ou a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Em lista divulgada recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os problemas de saúde que merecem atenção desde já, a poluição aparece logo em primeiro lugar. De acordo com eles, nove entre dez pessoas respiram ar poluído no mundo. A mesma lista mostra que a DPOC e outras doenças crônicas são responsáveis por 70% das mortes globais, sendo que dessas, 15 milhões morrem prematuramente entre as idades de 30 e 69 anos.

No Brasil, a OMS estima que 7,5 milhões de pessoas são portadoras de DPOC. A doença é caracterizada pela obstrução do fluxo de ar devido à inflamação dos pulmões decorrente de contato com gases e partículas nocivas que são encontradas em fumaças como de cigarro, químicos, madeira e poluição. Os sintomas iniciais são a tosse frequente e o catarro, o que faz com que a doença demore a ser diagnosticada

Para evitar gripes e resfriados, também comuns nessa época, recomenda-se evitar ambientes fechados, agasalhar-se bem em dias de frio mais intenso, usar soro fisiológico para hidratas as narinas.


27/03/2019
08:08
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp