Paraná lança consulta pública para elaborar lista de aves ameaçadas de extinção.

Notícias

Paraná lança consulta pública para elaborar lista de aves ameaçadas de extinção.

Secretaria de Meio ambiente e IAP farão parceria


Estadual


 A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Ambiental do Paraná, o IAP, em parceria com o Parque das Aves, lançou uma consulta pública para participação popular no processo de coleta de informações sobre aves nativas do estado ameaçadas de extinção.

  Essa é a primeira vez que o Estado promove uma consulta para a revisão da lista aberta a pessoas ligadas ao assunto, além de cientistas e estudiosos da temática que são sempre consultados.

  Especialistas e observadores de aves poderão enviar suas contribuições e registros do aparecimento das espécies em cada região através do site www.listavermelha.com.br. Essas informações serão avaliadas e validadas em um workshop que contará com a participação de ornitólogos com experiência na construção das listas de espécies ameaçadas no Estado.

  Após a composição e publicação da nova Lista Vermelha de Aves Ameaçadas de Extinção do Paraná, o site irá disponibilizar um banco de dados, criado a partir das contribuições compiladas, que poderá ser consultado por qualquer pessoa interessada. A ferramenta ficará ativa por cinco anos, quando a lista deverá ser revisada novamente.

  Ao estabelecer um ranking das aves que mais precisam de proteção, a lista fornece subsídios para que as intervenções do poder público sejam mais efetivas na conservação de cada espécie.


05/06/2018
08:36
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp