Dia do Artesão, Dia do Carpinteiro e Dia do Marceneiro.

Notícias

Dia do Artesão, Dia do Carpinteiro e Dia do Marceneiro.

Data é comemorada em 19 de março.


Variedades


 Na realidade, todos são artesãos, já que todos trabalham colocando a mão na massa e produzindo verdadeiras obras-primas com suas habilidades manuais, que vão desde construções, móveis e pequenos objetos de madeira esculpidos com o capricho de mãos cuidadosas até artigos de decoração que simbolizam muito bem a cultura brasileira.

 Muitos não entendem a diferença entre as profissões de carpinteiro e marceneiro. A diferença básica entre elas é que o carpinteiro trabalha com madeira para ser utilizada na construção civil, e o marceneiro trabalha transformando a madeira em móveis como armários, estantes objetos decorativos e utilitários das mais variadas formas.

 Para quem deseja seguir essas profissões, existem dezenas de cursos profissionalizantes espalhados pelo Brasil, basta procurar um que combine com você gosta. Qualquer pessoa pode se tornar um carpinteiro ou marceneiro, entretanto, é preciso ter uma boa noção de conhecimentos sobre: desenho de projetos, geometria, medidas e escalas, segurança no trabalho e tipos de madeira. Por isso, é interessante procurar um curso especializado antes de ingressar nesses ramos.

 Em nosso país, temos uma grande tradição de artigos regionais e encontramos diversos deles espalhados pelos quatro cantos do Brasil. O artesanato é a expressão mais genuína da autenticidade popular, é a fusão de várias culturas que passa de geração em geração. No sul, por exemplo, o artesanato mais característico da região é aquele que remete à cultura e aos hábitos do pampa. Lá, o couro natural bovino e a lã são muito utilizados em vários artigos da região. Contudo, a tradicional cuia de chimarrão, símbolo máximo da bebida gaúcha, não poderia faltar: seu trabalho artesanal é elaborado a partir da fruta do porongueiro, o porongo, e chama atenção pela sua rusticidade e durabilidade.


19/03/2019
08:02
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp