Mulheres representam 32% da força de trabalho da indústria.

Notícias

Mulheres representam 32% da força de trabalho da indústria.

O setor de alimentos é o maior para as mulheres, com 69 mil empregadas.


Variedades


 O segmento que mais emprega mão de obra feminina é o de confecções e artigos do vestuário, com 75% da força de trabalho. Homens são apenas 25% dos empregados. Uma explicação é que, geralmente, este segmento necessita de mais habilidade manual e cuidado nos detalhes e no acabamento porque parte da produção não é realizada por máquinas. E essa pode ser uma vantagem competitiva para elas na hora de ingressarem na atividade industrial.

 Outro setor relevante é o de fabricação de produtos farmoquímicos, com 57% de mulheres empregadas, contra 43% de trabalhadores do sexo masculino. Outras duas áreas têm importante participação delas, fabricação de produtos diversos, onde respondem por 46% das vagas, e de produtos têxteis, 45%.

 Em números absolutos, o setor de alimentos é o maior para as mulheres, com 69 mil empregadas. Seguido por confecções e artigos do vestuário, com 41 mil, e de fabricação de móveis, com 9 mil.

 Com relação à escolaridade, 70% das trabalhadoras têm ensino médio completo e 15% são graduadas. Já entre os homens, o número é parecido quando se refere ao ensino médio, mesmos 70%, mas menor, 13%, com ensino superior completo. O cenário é parecido quando se avalia a procura por cursos de graduação e pós-graduação nas Faculdades da Indústria.

 O público feminino é maior na graduação a distância, 56%, e na graduação presencial, 54% do total de alunos. Nos demais cursos técnicos, ainda predominam os homens. Mesmo assim, mais de 2,5 mil mulheres matricularam-se em cursos técnicos do Senai em 2018, principalmente nas áreas de gestão e segurança do trabalho.

 

 

Fonte: Bem Paraná - https://www.bemparana.com.br/noticia/mulheres-representam-32-da-forca-de-trabalho-da-industria

 


11/03/2019
08:34
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp