Pessoas com mais idade compartilham mais fake news.

Notícias

Pessoas com mais idade compartilham mais fake news.

As fake news variam de sátiras, com o objetivo de entreter seu público, até notícias fora de contexto e textos com fatos reais misturados a mentiras.


Variedades


 Internautas com idade superior a 65 anos compartilham sete vezes mais notícias falsas do que aqueles com idade entre 18 e 29 anos. Essa foi a conclusão de um estudo das universidades Princeton e Nova York. Os pesquisadores analisaram o perfil do Facebook de 3,5 mil internautas durante as eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. A disparidade foi percebida mesmo entre pessoas de mesma orientação política.

 De acordo com Alexsandro Ribeiro, professor de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter, podemos destacar ao menos dois fatores para explicar essa pesquisa. O primeiro é a baixa relação das pessoas de terceira idade com a tecnologia. Já o segundo é de ordem cultural, relacionado ao ambiente virtual.

 Em todas as redes sociais, como Facebook e WhatsApp, existe um ambiente específico, com cultura, fala e comportamentos próprios e diferentes da vida real. O professor explica que o processo de aprendizado desse mundo pode ser demorado, sobretudo para as gerações que não são nativas digitais. Por isso, os mais velhos estão mais vulneráveis a notícias falsas, a ataques de vírus e a armadilhas cibernéticas envolvendo doação de dinheiro ou contas bancárias.

 No caso das notícias falsas, o professor alerta que elas podem se apresentar sob diversos formatos. As fake news variam de sátiras, com o objetivo de entreter seu público, até notícias fora de contexto e textos com fatos reais misturados a mentiras, com o objetivo de prejudicar ou desinformar.

 

 

Fonte: Bem Paraná – https://www.bemparana.com.br/noticia/pessoas-mais-velhas-compartilham-mais-fake-news

 


11/03/2019
08:16
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp