Com as altas temperaturas, a Sanepar reforça à população a necessidade de manter o corpo hidratado e o cuidado de utilizar apenas água potável. Água de bica e fontes, ou que desce da serra, pode trazer doenças, apesar de ser transparente e muitas vezes parecer boa para consumo. São necessárias análises que atestem a qualidade.
De acordo com a enfermeira do Trabalho da Sanepar, Priscilla Rissetti de Souza, o hábito de tomar água é muito saudável e não deve ser esquecido em nenhum momento, mas o cuidado deve ser redobrado quando as pessoas se exercitam muito. Crianças, idosos e pessoas que tenham dificuldade para se hidratar sozinhas devem ter ajuda e atenção especial.
Priscilla explica que a água compõe cerca de 70% do corpo humano. De acordo com a enfermeira, perdemos água pelo suor, urina, fezes e lágrimas e, com temperaturas elevadas, a perda ocorre de maneira mais rápida porque transpiramos mais. Ela destaca que a desidratação ocorre de maneira rápida e pode trazer confusão, tonturas, alteração de humor, dificuldades de memória e concentração. Em casos mais graves, pode ser preciso internamento para evitar comprometimentos mais sérios da saúde e mesmo a morte.
A enfermeira lembra que o consumo de bebidas alcoólicas, como a cerveja, pode aumentar a desidratação. Como ela é uma bebida diurética, quem a consome acaba indo mais ao banheiro e eliminando mais líquido. Assim, é necessário tomar mais água para manter a hidratação adequada e evitar os sintomas relacionados ao álcool.
Fonte: AEN-PR