Escola estadual do Paraná vai participar de torneio nacional de robótica.

Notícias

Escola estadual do Paraná vai participar de torneio nacional de robótica.

"Alunos são de Curitiba e representarão o estado


Educação


 Os alunos da equipe Discovery Talents, do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, em Curitiba, vão ser os representantes da rede estadual de ensino do Paraná no Torneio Nacional de Robótica First Lego League, que acontece na cidade do Rio de Janeiro de 15 a 17 de março. Eles vão se reunir a outros estudantes de 80 equipes com idades entre 9 e 16 anos de escolas públicas e particulares de todo o país.

 Os 10 melhores Projetos de Pesquisa serão selecionados para a etapa internacional, que vai acontecer nos Estados Unidos e Europa. Até chegar à final do Torneio Nacional foram sete meses de trabalho que resultaram na “Senhora Holmes”, o robô desenvolvido pela turma para diagnosticar o problema proposto pela competição. O desafio era descobrir como reduzir a concentração de gás carbônico dentro de uma nave espacial.

 Os estudantes identificaram que o nível de gás carbônico no planeta Terra é de cerca de 0.3, em uma escala de 1 a 6, enquanto na nave espacial ele alcança quase sempre no nível 6. Para diminuir a concentração de gás carbônico, eles elaboraram um sistema no qual o gás é transformado em oxigênio por meio da fotossíntese em um processo que envolve cianobactérias.

 Desde 2016, aproximadamente 20 alunos dos ensinos Fundamental e Médio participam duas vezes por semana, no turno complementar, de atividades de robótica que envolvem os conteúdos de Matemática, Física, Química, Arte, Inglês, Engenharia, Programação, pesquisa científica e a interação com pesquisadores. Nos períodos de competições as atividades são intensificadas e os estudantes se debruçam sobre as pesquisas diariamente.


26/02/2019
08:27
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp