Cidade do litoral catarinense cancela carnaval para dar prioridade aos atingidos pela chuva

Notícias

Cidade do litoral catarinense cancela carnaval para dar prioridade aos atingidos pela chuva

"Alagamento atingiu todos os bairros da cidaDE


Estadual


 Que o carnaval é um dos eventos mais esperados e populares do Brasil, não há duvidas. Mas qual é a sua opinião sobre o uso de verba pública aplicada em tais festas, enquanto o país passa por necessidades em diversas outras áreas? Essa é uma questão que, ultimamente, mais do que nunca, tem divido a opinião dos brasileiros e até mesmo de especialistas.

 Nos últimos anos, em muitos lugares ao redor do Brasil, os investimentos nas festas carnavalescas foram cortados e redistribuídos para outras áreas de necessidade maior, entre elas, principalmente, segurança e saúde.

 Segundo um portal de notícias do Sul do país, a prefeitura de Barra Velha, uma cidade do litoral de Santa Catarina, decidiu cancelar a programação de carnaval, que estava prevista de 1 a 4 de março. O anúncio do cancelamento foi feito nesta terça-feira (19), pelo prefeito de Barra Velha, Valter Marino Zimmermann.

 No comunicado em questão, ele justificou que o principal motivo do cancelamento do evento é porque os servidores estão empenhados no atendimento à população atingida pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas da última semana. “Nesse momento a prioridade é recuperar as áreas atingidas e dar o apoio necessário às famílias”, diz o comunicado. O presidente da fundação de turismo, Daniel Pontes da Cunha, explica que o município foi fortemente afetado e a prioridade são as obras de recuperação da cidade.

ESTADO DE EMERGÊNCIA

 Com cerca de mil pessoas desabrigadas e aproximadamente 60 desalojadas, Barra Velha decretou estado de emergência na manhã da segunda-feira, 18. A decisão foi tomada após reunião do Membros do Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (GRAC).

 Segundo registros da Defesa Civil, nas últimas 72 horas choveu 260 milímetros, o maior volume registrado desde 2011. A previsão é de que a chuva moderada continue pelas próximas duas horas.

 “Após levantamento dos prejuízos públicos e particulares, o órgão (Defesa Civil) buscará recursos junto ao Governo Federal para a recuperação das áreas atingidas”, informou nota da Prefeitura.

 A Defesa Civil informou que todos os bairros foram atingidos e que ainda não foi possível calcular o número exato de ruas atingidas. Outros estragos seguem sendo calculados pelo poder público.


21/02/2019
10:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp