30% das placas Mercosul já adotadas no Brasil são do Paraná.

Notícias

30% das placas Mercosul já adotadas no Brasil são do Paraná.

"Novo sistema atende a resolução do Contran


Variedades


 O Detran-PR já aplicou aproximadamente 30% do total de placas Mercosul do país, conforme dados do Denatran. São cerca de 960 mil veículos com o novo modelo em todo o Brasil. No Paraná, desde a implantação, há dois meses, foram registrados registrou 272.640 placas no novo padrão.

 O novo sistema de Placa Mercosul atende a Resolução 729 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para atender a Resolução 729, o Detran-PR publicou a portaria 074/2018 que tornou obrigatória a implantação da placa Mercosul no Estado.

 A placa tem o mesmo padrão em todos os países do Mercosul. Tem também um código único com todos os dados de confecção da placa como a identificação do fornecedor e o número de série, data e ano da fabricação da peça. Inclui ainda o modelo do carro.

 O sistema deve ser implantado em todo o país até o dia 30 de junho de 2019, porém, não são todos os casos que tem a necessidade de fazer a mudança. Além disso, não há uma data limite para a instalação da nova placa em toda a frota do país.

 Segundo o Contran, não haverá a obrigatoriedade de troca de placas para os veículos que já estão em circulação. O que significa que um veículo já emplacado poderá circular com o modelo atual até o fim da vida, se permanecer com o mesmo dono e no mesmo município.

 Se o proprietário quiser trocar de placa, poderá procurar o Detran-PR para efetuar o emplacamento. Uma vez emplacado com a chapa do novo padrão, o veículo poderá permanecer com ela mesmo se mudar de propriedade ou município, pois o novo padrão não traz identificação de cidade e de Estado, como ocorre no modelo atual.


 

Fonte: AEN-PR - http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=101198&tit=Sao-do-Parana-30-das-placas-Mercosul-ja-adotadas-no-Brasil



21/02/2019
08:57
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp