Equipes iniciam limpeza do 'mar de lixo' levado pelo Rio Tietê que invadiu ruas de Salto

Notícias

Equipes iniciam limpeza do 'mar de lixo' levado pelo Rio Tietê que invadiu ruas de Salto

"Alguns pontos turísticos da cidade continuam interditados após serem atingidos pela água e muita sujeira. Casas também foram invadidas pela lama e moradores contabilizam os prejuízos.


Saúde


 O lixo arrastado por quilômetros pelo Rio Tietê até a cidade de Salto (SP) começou a ser retirado pelas equipes de limpeza da prefeitura. Milhares de garrafas pet, madeira, isopor e outros materiais tomaram conta do Parque de Lavras e invadiram ruas nesta segunda-feira (18).

 Com as forte chuva que atingiu a capital no fim de semana, o volume de água do rio aumentou, dobrou a vazão e o lixo invadiu o município de Salto. O mar de lixo cobriu a água, que sumiu e transformou a paisagem nos pontos turísticos o Rio Tietê.

 A água do rio começou a abaixar nesta terça-feira (19), mas a antiga casa de máquinas continua inundada de lixo. Enquanto as equipes fazem a limpeza do local, a correnteza traz mais lixo. Enquanto os funcionários usam roupa e sapatos apropriados para o trabalho, coletores de material reciclado se arriscaram para tentar pegar garrafas pet.

 A água escura, que cheira a produto químico, chega forte na cidade e carregada a sujeira que vai sendo jogada no caminho da Grande São Paulo até Salto.

 Algumas casas também foram invadidas pela água e sujeira. Um casal que mora no bairro Três Marias, ao lado do Rio Tietê, começou a semana contabilizando os prejuízos. Além da casa, a marcenaria dos moradores também foi atingida pela lama.

 O Complexo da Cachoeira e o Memorial do Tietê ainda têm algumas áreas interditadas. Os pontos turísticos foram fechados como medida de segurança no fim de semana. A enchente alagou a praça e a força da água quebrou parte da mureta da Ilha dos Amores.

 Paulo Sérgio Dias, líder da equipe de limpeza, sabe que toda vez que chover forte na capital, vai encontrar o Parque de Lavras tomado pelo lixo.


fonte: G1 <https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2019/02/19/equipes-iniciam-limpeza-do-mar-de-lixo-levado-pelo-rio-tiete-que-invadiu-ruas-de-salto.ghtml>


19/02/2019
15:55
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp