Um aplicativo que reúne todas as informações climáticas e de solo para o campo e um programa de inteligência sobre o maquinário do agricultor são alguns dos principais dispositivos tecnológicos que o Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, agora oferece para o agronegócio.
Além deles, técnicos do Instituto e startups trabalham em conjunto para desenvolver ferramentas para rastreamento de veículos e cargas, automação e leitura das inúmeras variáveis das lavouras. O aplicativo Iapar Clima dá acesso a informações do tempo, ajuda prever perdas na produção e concentra dados de 70 estações do Iapar e do Simepar. Ele está disponível para celulares com sistema Android e em breve deve ser lançado para sistema iOS.
Segundo Pablo Nitsche, pesquisador do Iapar responsável pelo aplicativo, o acesso às informações fortalece a competitividade do produtor rural. Outro programa que já está à disposição dos agricultores é o Sigma, Sistema de Gestão de Máquinas Agrícolas. O produto foi pensado para ajudar o agricultor a medir a eficiência e o tamanho do maquinário. O Iapar também planeja lançar um dispositivo de telemetria de máquinas para racionalizar ainda mais os investimentos dos agricultores. Esse dispositivo poderá calcular em tempo real o caminho das máquinas no campo, o valor da hora-trabalho e os processos de semeadura.
Outros serviços já tradicionais ofertados são o Alerta Geada, que envia informes sobre geadas com até 48 horas de antecedência, e também o Atlas Agroclimático, que apresenta mapas de diversas variáveis climáticas do Estado. A meta do governador Carlos Massa Ratinho Junior é multiplicar os investimentos e parcerias no agronegócio para tornar o Paraná referência mundial de Agrotech, que é a tecnologia aplicado ao agronegócio.