Movimentação de cargas no Porto de Paranaguá cresce 20%.

Notícias

Movimentação de cargas no Porto de Paranaguá cresce 20%.

"As 259.084 toneladas movimentadas representaram aumento de 50% no período.


Estadual


   O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá movimentou em janeiro deste ano 20% mais cargas que em janeiro de 2018. Juntos, os granéis farelo, trigo, soja e milho somaram 1,87 milhão de toneladas exportadas. O maior destaque foi na movimentação da soja: 575.570 toneladas do grão exportadas no primeiro mês de 2019. O volume representa um aumento de 59%. O milho também teve crescimento expressivo. As 259.084 toneladas movimentadas representaram aumento de 50% no período.

   De acordo com o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Fernando Garcia, Paranaguá segue como o maior porto graneleiro da América Latina. A nova gestão pretende ampliar ainda mais os investimentos voltados para o agronegócio. Ele destaca que neste ano serão concluídas as obras do corredor oeste de exportação. O berço 201 terá a capacidade de embarque ampliada de 2 milhões para 6,5 milhões de toneladas.

    De acordo com Garcia, também existe um projeto de ampliação do corredor leste, com a construção de quatro novos berços em um novo píer. Atualmente, os embarques de grãos acontecem em um complexo que tem nove terminais interligados e três berços de navios, e carregamento simultâneo.

    Segundo a Appa, o tempo seco contribuiu para o aumento na movimentação. Em janeiro de 2018 houve aproximadamente 13 dias de chuva, com redução para 8 dias no primeiro mês deste ano.

 

Fonte: AEN-PR.


13/02/2019
08:18
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp