Escolas estaduais terão pedagogos todos os dias da semana.

Notícias

Escolas estaduais terão pedagogos todos os dias da semana.

"A carga horária dos pedagogos, de acordo com a orientação atual, será de 20 horas-relógio e não de 20 horas-aula, conforme demanda da categoria.


Educação


   A Secretaria da Educação orientou os colégios da rede estadual para que mantenham pedagogos nos cinco dias da semana nas unidades, em turno completo. A carga horária dos pedagogos, de acordo com a orientação atual, será de 20 horas-relógio e não de 20 horas-aula, conforme demanda da categoria.

   O entendimento é de que a permanência dos pedagogos nas escolas todos os dias é essencial para o bom desenvolvimento de todo o trabalho e gestão pedagógica.

   A Secretaria de Educação avaliou a proposta da categoria para que a carga de trabalho considerasse 20 horas-aula (50 minutos). No entanto, verificou-se que qualquer alteração significaria deixar cerca de 700 escolas sem a assistência de um pedagogo em um dia da semana, prejudicando o fortalecimento da gestão pedagógica.

   Entre os projetos a serem desenvolvidos ao longo do ano letivo estão a implementação de formação mensal conjunta para diretores e pedagogos; estudo para redefinição das atividades realizadas pelos pedagogos nas escolas, visando reduzir as atividades burocráticas e privilegiar o apoio pedagógico aos professores.

    Também haverá a integração dos sistemas gerenciais e online da secretaria, de forma a evitar a replicação de atividades e proporcionar maior automatização de relatórios gerenciais, facilitando o trabalho dos pedagogos junto aos professores.

 

 

Fonte: AEN-PR.


12/02/2019
08:20
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp