Com ajuda de cães farejadores, bombeiros trabalham no 17º dia de buscas em Brumadinho

Notícias

Com ajuda de cães farejadores, bombeiros trabalham no 17º dia de buscas em Brumadinho

Até este domingo, 165 mortes pela barragem da Vale que ruiu haviam sido confirmadas; 160 pessoas seguiam desaparecidas.


Brasil


Com a ajuda de 19 cães farejadores, os trabalhos de buscas por vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), entraram no 17° dia neste domingo (10). Até o momento, 165 mortes foram confirmadas e 160 pessoas seguem desaparecidas.

Onze aeronaves são usadas, além de 35 máquinas. Os trabalhos começaram às 8h. Segundo o Corpo de Bombeiros, o efetivo neste domingo soma 352 militares, sendo 150 de Minas Gerais, 129 de outros estados, 64 da Força Nacional e 09 voluntários.

Segundo os bombeiros, os trabalhos se concentram na usina ITM, na área administrativa – refeitório, casa e estacionamento –, na área da ferrovia, em áreas de acúmulo de rejeito. Buscas também são feitas no Rio Paraopeba. São 35 equipes em campo.

O tenente-coronel Eduardo Ângelo, do Corpo de Bombeiros, afirmou neste sábado (9) que a área de buscas foi dividida em quase 200 micropontos. “Um detalhe que é importante a gente salientar é que a gente iniciou a partir de hoje, desde já, o trabalho dentro das quadrículas, que são micropontos dentro do campo, aonde a gente vai começar a atuar e fazer varredura de toda a área. A nossa expectativa é que, dentro em breve, a gente consiga varrer toda área à medida que a gente for encerrando as quadriculas”, explicou.

 

Posto de comando muda de local

 

Por duas semanas, o posto de comando das operações de busca em Brumadinho funcionou em uma faculdade particular, localizada na entrada do município.

De acordo com o governo de Minas Gerais, com início do ano letivo na instituição previsto para esta segunda-feira (11), as instalações que abrigam a coordenação das equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Polícia Civil e outros órgãos serão transferidas para um clube do município neste sábado.

 

Números da tragédia

 

•165 mortos confirmados – 158 identificados;

•393 localizados;

•138 desabrigados.


fonte: g1


11/02/2019
08:06
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp