Vale diz que nova inspeção será feita em barragem de Barão de Cocais, na Região Central de MG

Notícias

Vale diz que nova inspeção será feita em barragem de Barão de Cocais, na Região Central de MG

"Segundo mineradora, análise será feita neste domingo (10) por uma empresa contratada. Moradores do entorno da Barragem Sul Superior tiveram que deixar casa às pressas nesta sexta-feira.


Brasil


A Vale informou que uma nova inspeção será feita, neste domingo (10), na Barragem Sul Superior, localizada na Mina do Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG). Por causa do risco do rompimento, moradores do entorno da estrutura tiveram que sair às pressas de casa na madrugada desta sexta-feira (8).

De acordo com a mineradora, uma empresa alemã especialista em análise de estabilidade fará nova inspeção e emitirá um laudo com suas considerações. O nome da companhia estrangeira não foi divulgado.

Ainda segundo a mineradora, até a emissão desse novo laudo, o nível de alerta permanece permanecerá como “nível 2”.

A consultoria Walm negou a Declaração de Condição de Estabilidade da Barragem Sul Superior. A partir daí, a Vale começou a executar o nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. Depois, ele foi elevado para o nível 2, mais próximo da possibilidade de rompimento.

Conforme números divulgados pela Vale na noite desta sexta-feira (8), até a última tarde, 205 pessoas retiradas de casa foram alocadas em hotéis e outras 188, em casas de parentes – num total de 393 moradores.

A evacuação, feita como medida preventiva, segundo a Defesa Civil, ocorreu nas comunidades de Socorro, Tabuleiro, Piteiras e Vila Congo. A Vale informou que, até a noite desta sexta, 31 pessoas haviam se recusado a deixar as casas.

A Barragem Superior Sul, de Barão de Cocais, está entre as dez que a Vale pretende eliminar. Ela foi construída pelo método de "alteamento a montante". Considerado ultrapassado e menos seguro do que outras alternativas existentes, ele é o mesmo usado na construção de barragens que se romperam em Mariana, em novembro de 2015, e em Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano.


fonte: G1

 
 

09/02/2019
11:06
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp