A Administração Municipal de Nova Laranjeiras, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou recentemente a coleta de amostras do material utilizado na pavimentação asfáltica da última etapa de obras realizadas na sede do município.
O engenheiro responsável pela obra, Everton Pinto, acompanhou a coleta e explicou a importância desse procedimento.
“As coletas são feitas em pontos variados, alternando entre eixo central, lados direito e esquerdo da via, para verificar a qualidade e a espessura do asfalto. Após a coleta, o material é devidamente identificado ponto a ponto e encaminhado a um laboratório, onde serão realizados testes que confirmarão se o asfalto atende às especificações contratadas”, destacou.
Ainda segundo Everton, o pagamento à empresa responsável pela obra só será realizado após o recebimento do laudo técnico emitido pelo laboratório, que deve vir acompanhado da Responsabilidade Técnica (RT) de um engenheiro independente. “Esse é um procedimento normativo exigido pelos órgãos de controle. O município segue rigorosamente todas as orientações do Tribunal de Contas, da Paranacidade e da Caixa Econômica Federal”, explicou.
A verificação técnica garante que o asfalto atinja a espessura mínima prevista em projeto, o que contribui para maior durabilidade e qualidade da pavimentação. A ação reforça o compromisso da administração municipal com a correta aplicação dos recursos públicos e com a transparência nos processos de execução de obras.
Nova Laranjeiras, Cidade Viva.