Alerta dispara em outra barragem e moradores fogem do local

Notícias

Alerta dispara em outra barragem e moradores fogem do local

"Em Barão de Cocais, em MG, sinal de desnível na barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale, fez moradores se retirarem de suas casas


Brasil


Moradores de Barão de Cocais, em Minas Gerais, foram retirados às pressas de suas residências devido a um alerta de desnível na barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale, informaram a mineradora e a prefeitura do município nesta sexta-feira.

O alerta ocorre exatas duas semanas após o rompimento de uma barragem da companhia em Brumadinho, também em Minas Gerais, que deixou ao menos 157 mortos e quase 200 desaparecidos.

Em comunicado, a Vale disse que a Agência Nacional de Mineração (ANM) "determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco".

"A Vale ressalta que a decisão é preventiva e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura", acrescentou a companhia, dizendo que a ação teve início na madrugada desta sexta-feira, abrangendo cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras.

"Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo", informou a empresa.

Em nota no Facebook, a prefeitura de Barão de Cocais disse que os moradores estão sendo encaminhados para o Ginásio Poliesportivo da cidade, onde serão temporariamente abrigados.


fonte: Terra



08/02/2019
14:49
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp