Foi realizada na tarde de ontem quinta-feira 05 de junho, a inauguração da nova Unidade de Valorização de Recicláveis de Laranjeiras do Sul, um projeto que simboliza o comprometimento da gestão do prefeito Jaison Mendes com um futuro mais limpo, justo e sustentável, valorizando o meio ambiente, a inclusão social e o desenvolvimento responsável do município.
O Prefeito Jaison mendes fala a respeito da inauguração e desse momento importante para Laranjeiras do Sul.
O projeto é fruto de uma sólida parceria entre a Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, CISPAR e a Associação de Catadores Dois Irmãos. Com um investimento total de R$ 1,8 milhão, a iniciativa fortalece a coleta seletiva e a gestão de resíduos sólidos urbanos, garantindo equipamentos modernos, formação técnica continuada, assessoria especializada e melhores condições de trabalho para os catadores.
Sérgio Angheben gerente do departamento de proteção ambiental da diretoria de coordenação da Itaipu fala sobre o projeto e da importância dele para Laranjeiras do Sul e demais municípios que são beneficiados pelo mesmo.
A nova usina reativa uma estrutura antes desativada e agora se torna estratégica para a economia circular, a geração de empregos e a preservação ambiental. Serão criados novos postos de trabalho, com perspectiva de ampliação de 13 para até 40 catadores, proporcionando aumento de renda e reconhecimento oficial desses trabalhadores como agentes ambientais essenciais para o município.
Além de reduzir os resíduos enviados ao aterro e promover educação ambiental, a unidade também representa um compromisso com a transparência na gestão, com acompanhamento dos resultados por meio do Reciclômetro, ferramenta que permite o monitoramento constante do progresso do convênio.
Fonte Prefeitura de Laranjeiras do Sul.