PARANÁ REGISTRA MAIS DE 10 MIL CASOS GRAVES DE SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS EM 2025.

Notícias

PARANÁ REGISTRA MAIS DE 10 MIL CASOS GRAVES DE SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS EM 2025.

Levantamento da Secretaria de Saúde aponta aumento nos diagnósticos e reforça alerta para vacinação contra gripe, que segue abaixo da meta.


Estadual


   Desde o início do ano, o Paraná já contabiliza 10.038 casos e 469 mortes por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (2) pela Secretaria de Estado da Saúde. Apenas na última semana, foram confirmados 783 casos e 33 mortes.

   O vírus Influenza responde por 801 casos e 74 mortes em 2025. Apesar do aumento de 13% no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado, houve redução de 23% nas mortes.

   A circulação viral segue intensa: em maio, o Laboratório Central do Estado bateu recorde de exames realizados desde 2023, com 3.769 análises — mais da metade com resultados positivos para Influenza e Vírus Sincicial Respiratório.

   A vacinação contra a gripe está liberada para toda a população acima de seis meses, mas a adesão do público-alvo ainda é baixa. Apenas 40,8% de crianças, gestantes e idosos receberam a dose — bem abaixo da meta de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde.

    O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça o papel da vacinação como medida preventiva e essencial para evitar formas graves da doença

   Para reforçar o atendimento, o Estado abriu 58 novos leitos em três regiões — Curitiba, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu — com ativação gradual ao longo da semana. O Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, já conta com novas vagas em operação. Em Ponta Grossa e Foz, os leitos serão incorporados nos próximos dias.


Fonte Rede AERP de Notícias.

 


04/06/2025
16:28
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp