Depois de um mês de maio marcado por temperaturas acima da média — em alguns municípios até 4°C mais quentes do que o esperado — o Paraná inicia junho com mudança no clima. As chuvas voltam a ocorrer, especialmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, que enfrentam seca moderada desde dezembro.
A tendência para a primeira quinzena do mês é de um cenário mais úmido, mesmo com os termômetros ainda marcando valores próximos ou levemente acima da média histórica.
De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, cidades como Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco devem ter volumes de chuva acima da média para o mês, o que ajuda a aliviar a estiagem
Junho também é o mês que tradicionalmente registra as menores temperaturas do ano no estado. Nas regiões Sul, Centro-Sul, RMC e Campos Gerais, a média mensal costuma ficar abaixo dos 14°C. Em Toledo, Cascavel e Francisco Beltrão, a média histórica é de cerca de 16°C, enquanto no Norte e no Noroeste, os termômetros giram entre 18°C e 20°C.
O meteorologista explica como essas variações refletem os padrões típicos da estação
A previsão detalhada para todos os 399 municípios paranaenses pode ser consultada no site www.simepar.br.
Fonte Rede AERP de Notícias.