Com Lei Seca perto de completar 11 anos, vem aí o ‘drogômetro’.

Notícias

Com Lei Seca perto de completar 11 anos, vem aí o ‘drogômetro’.

"Em breve, o cerco deve se fechar ainda mais para os motoristas que dirigem sob efeito de substâncias psicoativas.


Variedades


   É que além dos etilômetros, que detectam o uso de álcool e são amplamente utilizado desde 2008, quando foi aprovada a Lei Seca, o governo Bolsonaro também estuda adotar o chamado ‘drogômetro’, capazes de identificar, de uma só vez, se o condutor utilizou até oito tipos de drogas, entre elas maconha, cocaína e ecstasy.

   Os estudos sobre a efetividade desses equipamentos acontecem desde 2016, numa parceria entre o Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas, sediado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Quatro aparelhos com tecnologia estrangeira estão sendo testados pelos órgãos oficiais e três deles tiveram desempenho superior a oito nas análises, atendendo assim recomendações das normas internacionais.

   Em dezembro do ano passado, os resultados da pesquisas feitas em Porto Alegre foram divulgados à comunidade científica, revelando que 20,1% (praticamente um em cada cinco) dos motoristas que toparam participar do teste tiveram detectado o uso de substâncias psicoativas, que não o álcool. A coleta de fluido oral levou em média 2 minutos e 38 segundos, e a análise do material, 5 minutos e 47 segundos.

   Esse foi o primeiro estudo piloto no país envolvendo os drogômetro. Os pesquisadores abordaram os motoristas junto com agentes das operações Balada Segura em Porto Alegre. Dos 178 motoristas que foram retirados da via, 164 aceitaram participar do teste. Deste total, 14 (8,5%) tiveram amostras positivas na triagem para cocaína, nove (5,5%) para maconha, nove (5,5%) para benzodiazepínicos e cinco (3%) para anfetaminas.

   No Paraná, segundo informações do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PR), o número de infrações relacionadas à direção e ao consumo de álcool assusta. Entre 2015 e 2017 foram 37.598 motoristas flagrados alcoolizados, o que dá uma média de um flagrante a cada 42 minutos.

 

 

Fonte: Bem Paraná.


08/02/2019
10:46
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp