Teve início a semana de prevenção a gravidez na adolescência.

Notícias

Teve início a semana de prevenção a gravidez na adolescência.

"O fórum foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com diversas entidades.


Variedades


O fórum Prevenção da Gravidez na Adolescência, que aconteceu ontem em Curitiba, foi a primeira ação programada para incrementar a divulgação e a sensibilização dos profissionais que cuidam da saúde do adolescente, uma faixa etária dos 10 aos 19 anos incompletos. O fórum foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com diversas entidades.

A médica Iolanda Novadzki, pediatra especialista em Medicina do Adolescente recomenda que os adolescentes compareçam às unidades de saúde uma vez por ano no mínimo, para um atendimento clínico completo, incluindo avaliação do crescimento e desenvolvimento, atualização do calendário vacinal, atendimento em saúde bucal e saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes.

A Secretaria da Saúde também mantém um programa em parceria com a Secretaria da Educação, o Saúde na Escola. O programa enfoca educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a AIDS.

O fórum foi programado para atender o que pede a Lei Federal Nº 13.798/2019, que criou a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A ideia, que tem apoio da Secretaria da Saúde do Paraná, é que seja realizada todos os anos no começo de fevereiro, para “disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas para a redução da incidência da gravidez no Brasil, na faixa etária de 10 a 19 anos de idade”.

No Paraná, a taxa de gestação na adolescência foi de 16,7% dos nascidos vivos em 2015, de acordo com a pesquisa Saúde Brasil, do Ministério da Saúde. O dado nacional é de 18%.

A mesma pesquisa revela que, entre 2014 e 2018, a taxa de mortalidade infantil foi maior entre as mães adolescentes em todas as Regionais de Saúde do Paraná. No grupo entre 10 a 14 anos, a taxa média foi de 22,14 por mil nascidos vivos; e entre 15 e 19 anos, o índice é de 11,9.

 

Fonte: AEN Paraná.


06/02/2019
10:06
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp