Paraná tem um crime cibernético a cada 14 minutos.

Notícias

Paraná tem um crime cibernético a cada 14 minutos.

"O mundo virtual está cada vez mais presente em nosso dia a dia.


Estadual


    É com o apoio da internet e das redes sociais que estudamos, nos relacionamos e até trabalhamos. Mas ao mesmo tempo em que essas ferramentas se tornam parte fundamental de nossas vidas, também aumenta o número de pessoas que se aproveitam das novas tecnologias para práticas criminosas.

   De acordo com o Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), da Polícia Civil, todos os dias são registrados de 15 a 20 ocorrências em Curitiba. Se considerados ainda os pedidos de apoio que chegam de outras delegacias pelo Paraná, o número de reclamações se aproxima de uma centena, com um registro a cada 14 minutos, em média.

   As ocorrências mais comuns, aponta o delegado Demétrius Gonzaga de Oliveira, titular do Nuciber, envolvem crimes contra o patrimônio, desvio de dinheiro, estelionato virtual e crimes contra a honra (calúnia, injúria e difamação). No entanto, não é raro aparecerem casos ainda mais graves, como pedofilia, tráfico de drogas e questões raciais (injúria racial e racismo).

   Por conta desse aumento da demanda, inclusive, Demétrius de Oliveira aponta a necessidade de se fortalecer a estrutura do Núcleo. Excesso de informações pessoais é um dos maiores problemas
Ainda segundo o delegado titular do Nuciber, os principais equívocos cometidos pelos internautas ao utilizar os meios virtuais de comunicação estão relacionados ao uso descontrolado e sem a devida cautela.

 

 

Fonte: Bem Paraná.


06/02/2019
09:28
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp