SAÚDE AMPLIA MAIS MÉDICOS E INTEGRA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO.

Notícias

SAÚDE AMPLIA MAIS MÉDICOS E INTEGRA ATENDIMENTO ESPECIALIZADO.

Lançado edital para contratar 2.279 médicos e alcançar 28 mil profissionais no programa. Prontuário eletrônico agiliza atendimentos no SUS.


Saúde


    O Ministério da Saúde abriu inscrições para um novo edital do programa Mais Médicos, que prevê a contratação de 2.279 profissionais para atuar na atenção primária em 4.771 municípios. A medida busca reduzir o tempo de espera para atendimentos e encaminhamentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS). Com as novas contratações, o programa vai chegar a 28 mil profissionais em atividade em todo o país.

     O edital prioriza municípios de maior vulnerabilidade e áreas de difícil acesso, incluindo a Amazônia Legal. O prazo de adesão para gestores estaduais e municipais vai até 24 de março pelo sistema e-Gestor.

    O número de profissionais do Mais Médicos atendendo a população dobrou. Hoje, cerca de 26 mil profissionais estão em atividade em 4,5 mil cidades – o que representa 81% do Brasil, enquanto em 2022 esse número era de 13,1 mil. Mais de 66 milhões de pessoas são beneficiadas pela iniciativa.

    Além da expansão, o governo investe na integração entre atenção primária e especializada por meio do e-SUS APS, um prontuário eletrônico que facilita, para o profissional do Mais Médicos, o acompanhamento dos pacientes e agiliza encaminhamentos.

    O Ministério da Saúde também recepcionou 402 médicos formados no exterior, que vão iniciar atendimento em abril. A maioria é de brasileiros que cursaram Medicina fora do país. Entre eles, 57 vão atuar na saúde indígena.


Fonte Agência Rádio Gov, em Brasília.

 


19/03/2025
15:56
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp