Industria 4.0: inovação tecnológica exigirá profissionais mais qualificados.

Notícias

Industria 4.0: inovação tecnológica exigirá profissionais mais qualificados.

"O desenvolvimento profissional, por meio de cursos técnicos e de nível superior, faz parte desse cenário.


Variedades


   Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) mostra que, em uma década, a indústria 4.0 deve atingir 21,8% das empresas brasileiras. Hoje, esse percentual é de 1,6%.

   A indústria 4.0 considera todo tipo de tecnologia digital que promova melhoria da produtividade no processo industrial. Além das empresas se adaptarem ao modelo, é preciso também formar um novo profissional, no qual esteja inserida a cultura da inovação. O desenvolvimento profissional, por meio de cursos técnicos e de nível superior, faz parte desse cenário 

   De acordo com um estudo realizado pelo Senai em 2017, nos próximos anos cerca de 30 novas profissões surgirão para atender as demandas da indústria, como engenheiro de cibersegurança, mecânico de veículos híbridos e designer de tecidos avançados.

    Estas mudanças, no entanto, não significam desemprego, mas sim, atualização e busca de conhecimento em diversas áreas. De acordo com o estudo “os postos mais mecânicos tendem a acabar. Por outro lado, será necessário ter mais profissionais mais qualificados e capazes de interpretar os dados gerados pelos sistemas informatizados. 



Fonte: Bem Paraná.


01/02/2019
08:26
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp