Estudo aponta que robôs ameaçam 54% dos empregos formais no Brasil.

Notícias

Estudo aponta que robôs ameaçam 54% dos empregos formais no Brasil.

"Entram nessas categorias engenheiros químicos, carregadores de armazém e árbitros de vôlei, por exemplo.


Brasil


A possibilidade de ser trocado por um robô ou um programa de computador põe em risco 54% dos empregos formais no país, mostra estudo inédito feito com dados brasileiros.

Até 2026 seriam fechados 30 milhões de vagas com carteira assinada, se todas as empresas decidissem por substituir trabalhadores humanos por tecnologia já disponível - o número leva em conta a tendência de contratações para as ocupações mais ameaçadas.

Elaborado pelo laboratório de aprendizado de máquina em finanças e organizações da Universidade de Brasília, o estudo avaliou 2.602 ocupações brasileiras.

Considerando os trabalhadores com carteira assinada no final de 2017 cerca de 25 milhões (57,37%) ocupavam vagas com probabilidade muito alta ou alta de automação.

Entram nessas categorias engenheiros químicos, carregadores de armazém e árbitros de vôlei, por exemplo.

Para calcular a probabilidade de automação num prazo de dez anos, foram consultados 69 acadêmicos e profissionais de aprendizado de máquina (campo da inteligência artificial em que computadores descobrem soluções por conta própria depois de analisar decisões prévias).

A partir das avaliações desses especialistas, os pesquisadores usaram técnicas de análise das descrições das ocupações, para associar os riscos destas atividades serem automatizadas.


Fonte: Folha Uol.


29/01/2019
09:05
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp