Safra de soja do Paraná encolhe e é ultrapassada pela do Rio Grande do Sul.

Notícias

Safra de soja do Paraná encolhe e é ultrapassada pela do Rio Grande do Sul.

"O início tinha sido perfeito, com chuvas e intervalos de sol regulares.


Estadual


   Mas o calor intenso e a seca de dezembro impactaram forte na produtividade de soja do Oeste do Paraná, um dos principais polos da produção brasileira, provocando perdas de quase 40%.

   O Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura confirmou aquilo que o mercado já tinha sinalizado: depois de sete boas safras consecutivas no verão, o Paraná terá uma quebra de 15% na produção de soja. Em termos de produtividade, a redução é de 12%.

   Com isso, o estado deve perder para o Rio Grande do Sul o segundo lugar no ranking do país, liderado pelo Mato Grosso. Neste ciclo, os gaúchos devem colher 18,3 milhões de toneladas, 1,6 milhão a mais do que o Paraná. Se não houver frustrações climáticas, o Mato Grosso espera colher 32,4 milhões de toneladas.

    A estimativa inicial do Deral era de que o Paraná alcançaria uma colheita de 19,5 milhões de toneladas, reduzida agora para 16,9 milhões. Levando-se em conta os preços de mercado, isso significa que o estado deixará de gerar um valor bruto de produção de R$ 3 bilhões.

 

Fonte: Gazeta do Povo.


26/01/2019
08:23
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp