Dificuldade de leitura e dores de cabeça pode ter relação com a visão em crianças.

Notícias

Dificuldade de leitura e dores de cabeça pode ter relação com a visão em crianças.

"Por isso, pais e professores devem ficar atentos aos sinais e buscarem ajuda médica o mais rápido possível.


Educação


   Dificuldade em ler e copiar o que o professor escreveu no quadro, queda no rendimento escolar e queixa de dores de cabeça ao final da aula são alertas importantes de que a saúde ocular infantil precisa de mais atenção.

   Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de problema visual. Por isso, pais e professores devem ficar atentos aos sinais e buscarem ajuda médica o mais rápido possível.

   De acordo com especialistas, as alterações visuais mais comuns nesta fase são os erros refrativos: miopia, astigmatismo e hipermetropia. Além disso, o estrabismo é, também, um problema muito comum em crianças. É importante destacar que essa doença apresenta um grande risco de danos irreversíveis à visão, se não tratada corretamente.

    O diagnóstico de doenças oftalmológicas em crianças é muito complicado, já que elas não sabem identificar os sintomas e, por isso, não costumam reclamar. Desta forma, é fundamental uma avaliação logo após o nascimento (o teste do olhinho) e outra aos 6 meses de idade. A partir de então, a recomendação é para consulta semestral até os dois anos e após essa fase as visitas são anuais. 

 Fonte: Bem Paraná.


26/01/2019
08:03
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp