Clima mais quente é favorável à proliferação de vetores de doenças.

Notícias

Clima mais quente é favorável à proliferação de vetores de doenças.

"Por isso, em dias de chuva forte é necessária atenção dentro de casa, com as roupas e calçados especialmente.


Variedades


   As temperaturas altas desde o final do ano passado, aliado ao período de chuvas constantes, são um ambiente propício para a proliferação de vetores, como insetos (como o Aedes aegypti), escorpiões, ratos, baratas, entre outras pragas urbanas. Estes vetores são responsáveis por muitos acidentes e transmissão de doenças, mas a prevenção é até simples: manter os ambientes limpos e organizados.

   Os fatores que os atraem são a umidade, aglomeração de entulhos, restos de construção e acúmulo de lixo, ambientes propícios para se abrigarem. Por isso, é imprescindível manter quintais limpos e sem o acúmulo de água (no caso da proliferação do mosquito Aedes aegypti).

   Contudo, o período de chuvas, às vezes de forte intensidade, também colabora para o contato das espécies com o homem. Os temporais por vezes acabam destruindo os abrigos dos vetores, que ao procurar um novo local, podem invadir os espaços ocupados pelo ser humano. Por isso, em dias de chuva forte é necessária atenção dentro de casa, com as roupas e calçados especialmente.

 

Fonte: Bem Paraná.


25/01/2019
08:35
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp