Pesquisa mostra que 63% dos brasileiros analisam seus gastos e ganhos.

Notícias

Pesquisa mostra que 63% dos brasileiros analisam seus gastos e ganhos.

"Entre os mecanismos mais utilizados está o caderno de anotações, com 33% das citações.


Variedades


   O número de brasileiros que acompanham e analisam seus ganhos e gastos por meio de um orçamento passou de 55% em 2017 para 63% ao final de 2018, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), desenvolvido em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB). Pelo menos 36% dos brasileiros não administram as próprias finanças.

   Entre os mecanismos mais utilizados está o caderno de anotações, com 33% das citações. A planilha no computador é o instrumento preferido de dois em cada dez (20%) pessoas ouvidas, enquanto 10% registram as receitas e despesas em aplicativos de smartphones.

   Entre os métodos informais de acompanhamento, o mais frequente é o cálculo de cabeça, citado por 19% dos consumidores. Há ainda 13% que simplesmente não adotam qualquer método e 3% que delegam a função para outra pessoa.

    A pesquisa mostra que mesmo entre os que adotam algum método de controle das finanças, 36% não planejam o mês com antecedência e vão registrando os gastos pessoais conforme eles ocorrem e outros 8% só anotam os gastos após o fechamento do mês. Já 56% planejam o mês com antecedência, registrando a expectativa de receitas e despesas dos 30 dias seguintes.


Fonte: Bem Paraná.


25/01/2019
08:31
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp