25 de Janeiro - Dia do Carteiro.

Notícias

25 de Janeiro - Dia do Carteiro.

"O Dia do Carteiro é comemorado anualmente no dia 25 de janeiro.


Variedades


   Desde a antiguidade, as pessoas mais poderosas usaram mensageiros a fim de comunicar com aqueles que estavam distantes. No entanto, somente com a popularização da alfabetização e da correspondência surgiu a profissão de carteiro.

   Apesar de atualmente muitas mensagens serem enviadas eletronicamente, o carteiro continua desempenhando um papel fundamental na sociedade.

   O Dia do Carteiro é celebrado nesta data em homenagem à criação do cargo de Correio-Mor da Monarquia Portuguesa no Brasil, em 25 de janeiro de 1663.

   Luiz Gomes da Matta comprou do rei Felipe II o cargo de Correio-mor me 1606. Assim, era de sua responsabilidade todas as mensagens escritas emitidas pela Corte. Ele também foi nomeado o primeiro Correio.mor do Mar e teria a incumbência de cuidar da troca de correspondências entre as colônias e a Corte portuguesa.

   Os mensageiros seriam de fundamental importância na história do Brasil. Basta lembrar que foi um "carteiro", Paulo Bregaro, que entregou as correspondências que acabaram decidindo a proclamação da independência do Brasil, por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822.

   O serviço regular de entregas de cartas e mercadorias, porém, só foi estabelecido em 1835, no Brasil.

   Atualmente, existem mais de 56 mil carteiros trabalhando na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e 10% deste contingente é formado por mulheres.

   Parabéns à todos os carteiros de Laranjeiras do Sul e região pelo seu dia!

 

Fonte: Calendarr.


25/01/2019
08:29
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp