Pesquisa aponta que os piores alunos do ensino médio estão se tornando professores no Brasil. E isso é preocupante!

Notícias

Pesquisa aponta que os piores alunos do ensino médio estão se tornando professores no Brasil. E isso é preocupante!

"As informações são do Jornal Gazeta do Povo.


Brasil


   O enorme contingente de alunos abaixo do nível aceitável, acompanhado de preocupantes índices de analfabetos absolutos e funcionais no Brasil, na verdade, não são culpa (apenas) da má qualidade de formação que algumas universidades oferecem aos futuros professores ou de escolas com péssima gestão.

   Segundo João Batista Araújo e Silva, Ph.D. em Pesquisa Educacional pela Universidade do Estado da Flórida (1973) e presidente do Instituto Alfa e Beto, o problema é mais profundo do que se imagina”.  A organização realizou uma pesquisa, publicada em 2016, em que mostrou o perfil de grande parte dos alunos dos cursos de Pedagogia no Brasil, sendo que a maioria desses estudantes obteve notas no Enem menores que a da média nacional.

   Em seu ponto de vista, o problema central do sistema educacional está na forma de recrutamento para quem quer se tornar docente. Em recente entrevista ao Jornal Gazeta do Povo, o especialista defendeu que é necessário “selecionar pessoas de mais talento e bagagem intelectual para a carreira de professor”, mas salientou que, para mudar o quadro, “o Brasil tem que fazer uma tarefa de 30 anos - que não começou ainda”. 

   Ainda de acordo com ele, o problema central é a qualidade. O segundo problema grande é a deficiência de como usar melhor os recursos para fazer algo de melhor qualidade.

 

Fonte: Gazeta do Povo.


23/01/2019
09:42
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp